quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Review: Basilisk - Kouga Ninpou Chou

Ano: 2005
Diretor: Fumitomo Kizaki
Estúdio: Gonzo
País: Japão
Episódios: 24
Duração: 24 min
Gênero: Aventura / Drama / Romance




A partir do ano 794 D.C., uma nova civilização nascia no Japão, uma nova classe de famílias ricas que lutavam entre si na busca de criar ou destruir imperadores.
Essa nova classe necessitava de informantes e espiões mas, com o tempo, começaram a necessitar de assassinos. Com isso, os praticantes de uma arte conhecida como "Nonuse" (arte da cautela) estavam sendo muito procurados.
A partir daí, surgiram os primeiros ninjas: foram treinados em todas as artes de guerra e, com o tempo, aperfeiçoaram-se na arte de matar. Os ninjas são tidos como assassinos covardes, pois não se negavam a fugir, desde que tivessem uma nova oportunidade de cumprir sua missão, mas também não negavam tirar suas vidas para proteger seus familiares e sua "raça".

O ninja não segue nenhum código: ele apenas deve cumprir seu objetivo. Na história do Japão, três lideres ninja muito famosos encheram de lendas a vida das famílias "Kouga e Iga":

foram eles Momochi Sandayu, Hattori Hanzo e Fujibayashi Nagato. É aqui nosso ponto de partida. O anime se desenvolve durante a Era Edo e é baseado num clássico japonês de Fuutarou Yamada, Basilisk - Kouga Ninpou Chou.

Gennosuke de Kouga e Oboro de Iga apaixonaram-se após um desastroso primeiro encontro, e prometeram trazer a paz definitiva aos dois Clãs. Mas o Xogum Tokugawa, que estava prestes a morrer, resolveu deixar nas mãos dessas duas famílias uma grande tarefa, propondo a eles um combate mortal, onde o vencedor decidiria o novo Xogum.
Se Kouga vencesse, Kunichiyo Tokugawa seria o novo Xogum, mas se Iga fosse o vencedor, Takechiyo Tokugawa é quem herdaria o Xogunato. Com essa premissa terrível começa o anime. Dez ninjas de cada família foram escolhidos e, entre eles, estavam os sucessores dos Clãs Kouga e Iga: Gennosuke e Oboro.

"Pensar um no outro... matar um ao outro"Infelizmente essas palavras, ditas no anime, são a única verdade a ser seguida pelos Clãs de Kouga e Iga.Os outros personagens que colocarão suas vidas em jogo são: Kouga Danjo, que é o chefe da família Koga. Há muitos anos, ele e Iga Ogen foram amantes, mas acontecimentos terríveis destruíram o caminho de união das duas famílias, e o que restou foi apenas ódio. Logo de início, ambos se enfrentam pelo pergaminho onde estão escritas as normas e os nomes dos ninjas que deverão lutar entre si nas batalhas, mas o que se desenvolve é que Danjo rouba o pergaminho de Yashamaru e tenta matar Ogen.

Ambos morrem, numa cena extremamente triste. Este pergaminho acaba caindo nas mãos de um ninja de Iga, Yakushiji Tenzen, que manipula os ninjas a seu favor, fazendo com que muitos percam e morram, enquanto ele, milagrosamente, sempre escapa com vida.

Dentre os outros ninjas escolhidos temos: Kagerou, uma bela ninja de Kouga que ama secretamente Gennosuke mas nunca alcançará seus desejos, pois foi amaldiçoada como sua mãe. Sua técnica consiste em algo meio inconcebível: quando excitada, seus suspiros se transformam em um veneno mortal.

Akeginu é uma grande amiga de Oboro, seu "doujutsu" consiste em liberar sangue por diversas áreas do corpo e comandá-lo livremente, atacando e matando seu oponente. Muroma Hyouma é o mestre de Gennosuke: ele é um ninja cego, mas consegue matar o inimigo sem sequer tocar nele, pois além de possuir certa destreza com a espada, ele ensinou a sua técnica de Gennosuke. Chikuma Koshirou admira Oboro e nutre por ela uma grande afeição, mas é apaixonado por Kagerou. Sua técnica consiste em criar um vácuo de vento, destroçando o inimigo instantaneamente.

Kasumi Gyobu teve sua família morta pelos Igas quando era criança e, por isso, nutre um grande ódio pelo Clã. Ele pode se infiltrar dentro de qualquer material, esconder e mover-se por ele. Amayo Jingorou é uma monstro, ele se converte em uma espécie de massa que só pode ser destruída pelo sal, pois ele perde muito líquido quando se transforma. Yashamaru aparece no inicio do anime lutando com o mutante aranha Shogen Kazamachi, numa luta incrível onde houve empate. Yashamaru possui técnicas mais comuns: ele usa o cabelo de virgens que foram banhados em substancias especiais para se tornarem altamente resistentes e cortantes, os chamados "Laços Negros".

Jubei Jinuchi tem apenas parte do corpo, possui técnicas mortais e anda se arrastando como um verme. Hotarubi, uma jovem donzela e também ninja perigosa, manipuladora de borboletas e cobras, é apaixonada por Yashamaru. O jovem Kizaragi Zaemon, com sua técnica, pode se transformar em qualquer pessoa e usa isso durante o anime para servir a seu Clã. Okoi é irmã se Zaemon, ela pode absorver o sangue de seu oponente apenas entrando em contato com sua pele, mas tem um final bastante trágico, na frente de seu irmão.

Nenki Mini é um lutador infame, que usa seus cabelos para destroçar seus adversários. Udono Jousuke é um gordão abobado que não pode ser machucado através de pancadas, pois seus corpo absorve o impacto. Ryousai é um velho arrogante, mas excelente lutador, seu corpo parece borracha. Estes são os envolvidos nessa batalha, que foi desencadeada há mais de 400 anos pelo rancor das duas famílias e suportada durante 200 anos pela imposição do primeiro Hattori Hanzo.Mas os personagens mais importante são Gennosuke e Oboro. Ele possui o "Olho Mágico": apenas encarando seu adversário, consegue hipnotizar a mente e o corpo, fazendo com que se destruam uns aos outros de forma consciente, uma técnica realmente cruel.

E ela nasceu com o "Olhar do Desarme", podendo anular qualquer técnica ninja apenas concentrando o olhar em seu oponente. Movida pelo amor a Gennosuke, e para tentar evitar um confronto direto, Oboro sela seus olhos por 10 dias. Mas só isto não é suficiente, pois eles estão no meio dessa guerra ninja, e dolorosamente estão destinados a se enfrentar em um combate mortal.

O manga de Basilisk foi lançado pela Koudansha e projetado para uma série de 24 episódios, criados pela Japan Digital Contents (JDC), Rakuten Securities, JET Securities e produzido com excelência pelo Stúdio GONZO. Os detalhes da animação chamam a atenção, não por conter algo de novo, mas sim pelo detalhamento do semblante dos personagens, principalmente o rosto, definindo suas expressões, na maioria das vezes dolorosas.

O olhar extremamente límpido de Gennosuke e Oboro são um deleite para quem assiste. Um filme com a mesma base está sendo exibido no Japão, "Shinobi", e é estrelado pelo já conhecido Odagiri Joe (Kamen Rider Kuuga).

O amor e a guerra não podem coexistir, e o que se segue são batalhas dolorosas. Basilisk escapa da armadilha fácil, que seria uma trama sem sentido, pois todo o ódio das famílias tem causa justa e os personagens foram manipulados para se odiarem desde o inicio. E em meio a armadilhas criadas por pessoas inescrupulosas e muitas mentiras, não há amor que resista. E o final é o esperado... extremamente triste.


"Ao meu amor... prepare-se para morrer..."


Você pode baixar em : http://www.hinata.xpg.com.br/paginas2/index.php?page=klauss/basilisk_mp4.html


Abertura:

Encerramento 1:

Encerramento 2 (Música):

0 comentários:

Image Hosted by ImageShack.us

Sobre o Blog

Fala sobre Animes ^^
Reviews e Previews de varios animes
(de 3 em 3 dias eu vou colocar o review de algum anime ^_^)

Seguidores

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP