terça-feira, 10 de novembro de 2009

Review: Bakuretsu Tenshi


Nome Alternativo: Burst Angel
Ano: 2004
Diretor: Koichi Ohata
Estúdio: Gonzo
País: Japão
Episódios: 24
Duração: 24 min
Gênero: Aventura / Comédia / Mecha






Produzido pelo Gonzo, um dos mais famosos e ativos estúdios da atualidade e responsável por animes incríveis como Last Exile, Gankutsuou e Trinity Blood, Lançado em 2004 e composto por 24 episódios, Bakuretsu Tenshi,também conhecido como Burst Angel, é um anime que fez bastante sucesso por onde passou, tendo, inclusive, aportado aqui em terras tupiniquins, sendo exibido em um canal pago até hoje.

A história se passa no ano de 2050. O mundo é um lugar perigoso onde a violência e a marginalidade atingiram níveis bem elevados.
No Japão, essa situação fez o governo terceirizar a sua polícia, a qual passou a ter suas funções exercidas por empresas especializadas ou, dependendo da cidade, até por gangues, não importando mais os meios de ação se, com isso, a criminalidade pudesse ser combatida.

Dentre essas "empresas", a mais influente é a RAPT, por possuir maior tecnologia e material bélico, o que também a torna a mais perigosa...Bai Lai é uma poderosa organização mafiosa que conta com a ajuda de um grupo de mercenárias que arriscam suas vidas todos os dias, cumprindo as mais perigosas missões que vão desde a captura de bandidos procurados até serviços de proteção.

Não importa a periculosidade, o serviço é sempre aceito. Claro, estamos no futuro e, como não poderia deixar de ser, a tecnologia é bem avançada: andróides já são uma realidade e isso sem falar das armas e veículos bem avançados.

É nesse cenário que será contada a vida de um grupo de mercenárias, lideradas pela bela e sexy sino-japonesa Sei. Temos também Amy, uma incrível "hacker", apesar da pouca idade; Jô, super-humana com sede de briga; e a energética Meg, uma garota estabanada e parceira de Jô nas missões.
Para completar o grupo temos Kyohei, o novo cozinheiro que descobre rápido que não terá vida fácil trabalhando para essas meninas.

Como não poderia deixar de ser, o estúdio Gonzo fez um excelente trabalho técnico, a começar pela animação bem feita e dinâmica.
Em algumas cenas são adicionados elementos em computação gráfica, o que aumenta ainda mais as possibilidades demovimentos.

O "character design" foi bem trabalhado nos desenhos dos rostos, cabelos e roupas (estas, por sinal, com um estilo moderno e sensual), e a adição de um pouco de "fan-service" fará a alegria dos marmanjos.
Destaque também para os olhos brilhantes e expressivos, de cores bem singulares. Belos ângulos de câmeras, tanto nas cenas de ação quanto nos diálogos, a preocupação com o enquadramento dos personagens, tudo isto aliado a uma fotografia que brinca com os temas propostos, sendo, no início, marcada por um cenário claro, com um amarelo esporádico aparentando o sol do fim da tarde que nos remete aos velhos filmes de "western" americanos.

Tudo isto ao lado de cenas de tiroteios e cartazes de procurados nas paredes dá um clima bem evidente. Posteriormente a cor tema passa a ser um azul mais escuro, pois se tratava de um episodio mais sombrio com toques de terror e, nisso, a cor mais sombria ajudou bastante na ambientação, ou seja, a fotografia funcionou muito bem.

Trilha sonora competente, principalmente nas musicas de fundo, estas quase sempre constantes, lentas quando necessárias eaceleradas nas horas certas e que fazem toda a diferença nas cenas. Além disso, o anime conta com boas músicas de abertura e encerramento.

Se for para levar em conta a maioria dos animes que existem por aí, Baku-tenshi não tem nenhum defeito muito grave, o problema é que existe um acúmulo de pequenos erros que, no final, fazem muita diferença.

Faltou uma história melhor trabalhada no final, todo aquele papo de RAPT e manipulação genética pareceu um grande pretexto para mostrar garotas em trajes mínimos agitando suas armas por ai.

Tenho absoluta certeza de que é um anime que agradará a muitos, pois nele tem tudo o que as pessoas gostam: comédia simples e rápida, cenários futurísticos, mutantes com força sobre-humana, lutas entre robôs gigantes, tiroteios e violência banhados a muito sangue, belas garotas em roupas provocantes e, claro, ainda temos a Jô, a qual logo se torna a melhor personagem da série.

Bonita, carismática, enigmática, zangada e sempre pronta para a ação, em seu desenho temos um belíssimo traço, não é à toa que se trata do cartão de visitas do anime, em qualquer pesquisa de imagem de wallpapers, capas de dvd’s, pôsteres, ela estará sempre em evidência.

Não acho certo exigir sempre uma história perfeita, uma obra-prima por assim dizer.
Em função de seus defeitos, Bakuretsu Tenshi não agradará a muitas pessoas, principalmente às mais exigentes, porém, como entretenimento, é um baita anime.


Fica muito difícil afirmar se os pontos positivos superam os negativos, essa questão caberá a quem for assistir decidir, mas muita gente vai gostar, principalmente os menos exigentes e as pessoas que viram poucos animes... estes não verão aqui tantos clichês ou falta de originalidade.





E é isso aí. Odiado por alguns e amado por outros, Bakuretsu Tenshi tem conquistado seu lugar no mundo dos animes. Se é uma obra que ficará para a posteridade, isso cabe ao futuro dizer.













Você pode baixar em: http://www.hinata-sou.org/paginas/index2.php?page=caniss/bakuretsu.html


Abertura:

Encerramento:

0 comentários:

Image Hosted by ImageShack.us

Sobre o Blog

Fala sobre Animes ^^
Reviews e Previews de varios animes
(de 3 em 3 dias eu vou colocar o review de algum anime ^_^)

Seguidores

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP