segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Review: Getbackers

Nomes Alternativos: Getbackers -Dakkanya-
Ano: 2003
Diretor: Kazuhiro Furuhashi / Keitaro Motonaga
Estúdio: Studio DEEN
País: Japão
Episódios: 49
Duração: 26 min
Gênero: Aventura / Comédia / Shounen



Parecia promissor no início. A sensação que se tinha era de que se seria um anime de ação daqueles que marcam. Mas animes são assim: nunca se pode julgar apenas pelos cinco episódios iniciais.


E é justamente desse mal que sofre GetBackers: quando termina, muito do que ele tinha nos episódios iniciais e que, aparentemente, faria dele um anime acima da média, se perdeu...





GetBackers é um anime de 49 episódios produzido pelo Estúdio Deen, adaptado de um mangá de mesmo nome que ainda é publicado no Japão. Tal fato é justamente um dos piores problemas de GetBackers. Como o mangá ainda é publicado no Japão, GetBackers termina com uma infinidade de pontas deixadas na história e, ainda, recorre a um final simples e bobo.

A história é sobre dois amigos, Ban Midou e Ginji Amano, que operam um negócio chamado GetBackers. A função do grupo é recuperar algo que foi dado como perdido, com 100% de sucesso.



Tanto Ban quanto Ginji, possuem poderes para realizarem essas missões de resgate.



Ban possui o poderoso JaGan, "Olho Maligno", que causa alucinações a todos que olham diretamente nele, e Ginji possui poderes relacionados à eletricidade, já que, antigamente, ele era chamado de Imperador do Trovão.



E assim segue a história de GB: o par recebe a missão de recuperar algo e vão cumprir (ou pelo menos tentar) a tarefa recebida. E nisso, GB caí na previsilbilidade... o seu maior defeito... problema que vai se repetindo diversas e diversas vezes até seu final. Coisas como quem lutará com quem, quem vencerá, quem se unirá ao time, quando o JaGan será usado, são facilmente descobertas a cada episódio.

Isso se une ainda ao fato de GetBackers, mesmo sendo um anime de shonen, possuir pouquissímas lutas grandes e empolgantes. As lutas realmente estão dispersas por toda a totalidade do anime, mas todas são rápidas e sem grandes surpresas. Afinal, Ginji é o Imperador do Trovão e Ban é o operador do JaGan, então, não há o que temer, certo?


Uma pena, já que GetBackers tem muitas coisas boas. Para inicio de conversa, seus personagens são, na maioria, carismáticos ao extremo e apresentam uma interessante, mas previsivel, profundidade e mistérios. A amizade de Ban e Ginji é apresentada de forma natural. Fica-se bem claro a sintonia entre os dois e o quanto um gosta do outro.




Seus caráteres se completam, e isso ajuda bastante a passar a relação de grande amizade. Ginji é, de cara, um dos personagens que mais cativa, uma permanente mistura de inocência e perigo. Já Ban é aquele mais calado e que pensa mais friamente.



Outro destaque é Dr. Jackal, o "vilão amigo" dos protagonistas. Apesar de ser um pouco estereotipado, agrada e convence em suas atitudes contraditórias.


Todos os personagens de GetBackers apresentam um certo charme, afinal. A dose de humor do anime é outro achado.



Ela está tanto nos momentos de mudança do estilo de desenho sério pra um estilo mais "chibi" dos protagonistas (o Ginji chibi é hilário!!!) e até mesmo em episódios propostos como unicamente de comédia, como aquele em que Ginji sofre um acidente e vai pro hospital. ^^ A parte sonora também agrada bastante, com boas melodias, músicas legais e uma dublagem com vozes excelentes.






Nesses aspectos, GB realmente se destaca.Falando assim, parece que GB é, no final, um anime acima da média, apesar da minha introdução que diz o contrário. Então vamos explicar o motivo de tamanha decepção com GB. Como foi dito, além de previsivel, sua história não possui grandes atrativos que prendem a quem assiste. O que realmente prende não tem solução no final do anime.


Os outros mistérios que envolvem as missões ou a vida dos personagens são fácil e rapidamente descobertos por qualquer um. Sem contar aquela decepcionante última saga que tinha tudo pra ser tensa e cheia de ação mas acaba rápido e sem respostas.


Fica aquela sensação de "só isso?" e uma vontade de descobrir o que realmente existe por trás do MugenJou, ou quem são seus Deuses, por exemplo. Sem contar que grandes fatos da vida de Ban Midou, Himiko, Ginji e Shido continuam sem respostas, além da ausência de uma boa luta com o simpático Dr. Jackal.


Por último, anime shonen de longa duração, com um bom número de lutas mas um inexistente número de mortes cheira a mais do mesmo...


Sabendo que existe um mangá que continua com a história de onde parou, ainda tenho esperanças que ele transforme GB no que ele parecia merecer no seu inicio: um anime/mangá promissor.





Com humor, carisma e simpatia acima da média, GetBackers acaba falhando num ponto essencial para animes shonens: história e ação. Não que elas sejam ruins. Apenas não são exemplos para nada. Mesmo assim, dêem um conferida. Suas qualidades fazem por merecer.





Fonte: ANIMEHAUS

Você pode baixar em: http://www.hinata.xpg.com.br/paginas/index2.php?page=hugo/getbackers.html


Abertura 1 :

Abertura 2 :

Encerramento 1:

Encerramento 3:

0 comentários:

Image Hosted by ImageShack.us

Sobre o Blog

Fala sobre Animes ^^
Reviews e Previews de varios animes
(de 3 em 3 dias eu vou colocar o review de algum anime ^_^)

Seguidores

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP