sábado, 27 de março de 2010

Review: Samurai 7

Ano: 2004
Diretor: Toshifumi Takizawa
Estúdio: Gonzo

País: Japão
Episódios: 26
Duração: 25 min
Gênero: Aventura / Mecha / Sci-Fi


É preciso ser muito corajoso e, por que não dizer, atrevido, para se meter a fazer uma versão nova de uma obra que é considerada um clássico. De gente corajosa e atrevida o mundo está cheio, mas poucos conseguem ser, além de tudo isso, talentosos.
Este é, sem dúvida, o caso do diretor Takizawa Toshifumi, que conseguiu criar uma obra-prima baseada em outra! Samurai 7 é uma versão futurista em anime do grande clássico do cinema japonês ”Os Sete Samurais“, do mestre Akira Kurosawa, lançado em 1954.
O filme, que dura quase 3hs e meia, se passa durante o século XVI, na época do Japão feudal, enquanto o anime traz uma mistura das características daquela mesma época, mas com tecnologia avançada (É um mecha... não precisa explicar, né... ^__^).
A estória gira em torno de uma pequena vila chamada Kanna, que vem sendo saqueada por um grupo de samurais que reaparece a cada colheita para levar quase todo o arroz produzido pela aldeia no ano e, cada vez mais exigentes, passam a levar, além do arroz, mulheres e crianças também. No anime, esses samurais são "samurais-máquinas" conhecidos como Nobuseri.
Numa atitude desesperada para salvar a vila, é enviado um pequeno grupo para a cidade grande com a missão de recrutar alguns samurais dispostos a ajudá-los, recebendo como pagamento apenas todo o arroz que eles puderem comer, que é a única coisa que a vila tem para oferecer.
O grupo que sai nessa busca é composto por Rikichi, um jovem que odeia os Nobuseri; Kirara, a sacerdotisa da aldeia; e sua irmãzinha Komachi.
Logicamente, alguns personagens foram adaptados para esta versão. A adaptação mais notável, sem dúvida alguma, foi a do samurai Kikuchiyo, que também é um samurai-máquina, mas que se junta ao grupo para ajudar a vila e que, apesar de atrapalhado, desempenha um papel importante no grupo e traz um pouco de comédia para a estória, assim como acontecia no filme.
O samurai Kambei é, sem dúvida, um dos personagens mais marcantes, pela sua personalidade e característica de liderança. Enfim, todos os personagens têm personalidades distintas, uns carismáticos, outros enigmáticos, cada um com a sua importância na estória, mesmo aqueles de quem menos se espera... não vou falar sobre cada um para não estragar a surpresa!
Um ponto importante a se tocar são as lições passadas com os acontecimentos. Os personagens conseguem passar bem a idéia de que as aparências realmente enganam, uma vez que, no enredo, há vários deles que aparentam ser de um jeito logo no começo e, depois, com o desenrolar da estória, se revelam bem mais complexos e interessantes do que a impressão inicial que passavam.
Outros pontos bastante interessantes são a importância que é dada ao trabalho em equipe e a superação dos próprios limites por parte dos moradores da vila, que precisaram acreditar em si mesmos e não apenas se confiarem nos samurais que se dispuseram a ajudá-los.
Várias lições de vida numa estória cheia de conflitos, regidas por um enredo maestroso do grande Akira Kurosawa... uma obra-prima!Samurai 7 é realmente um anime e tanto!
A adaptação foi feita com muito cuidado para respeitar a obra original, e as personalidades dos personagens do filme foram praticamente intocadas, sendo no máximo acentuadas em alguns casos, e a estória segue o roteiro original até o fim, com vários acréscimos esclarecedores ao desenrolar dos acontecimentos.
A trilha sonora é extremamente envolvente e se encaixa perfeitamente nos cenários da estória, e a belíssima animação, feita em alta definição, custou para o estúdio cerca de 300 mil dólares por episódio!!! ‘0_0


Sem dúvida, um anime que não pode deixar de ser visto, da mesma forma que recomendo que vejam o filme... de preferência, antes.






Fonte: ANIMEHAUS




Você pode baixar em:
http://www.hinata.xpg.com.br/paginas2/index.php?page=klauss/samu7_mp4.html



Abertura
:

Encerramento:

0 comentários:

Image Hosted by ImageShack.us

Sobre o Blog

Fala sobre Animes ^^
Reviews e Previews de varios animes
(de 3 em 3 dias eu vou colocar o review de algum anime ^_^)

Seguidores

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP